Aprendizagem Baseada em Jogos

gallery/Logo_GameCriativo

O que é o game criativo

gallery/undraw_character_drawing_ii11

O Game Criativo é uma abordagem desplugada de criação de jogos a partir da linguagem natural, na qual os fundamentos da computação são aprendidos de forma lúdica e sem uso de computadores.

 

A abordagem propõe a criação de jogos a partir de textos produzidos pelos alunos, favorecendo o desenvolvimento das habilidades do pensamento computacional, da leitura e da escrita em sala de aula. Além disso, desperta o interesse dos participantes pela área da computação.

 

Foi concebido para crianças a partir dos 10 anos de idade, mas pode ser usado por pessoas de todas idades, principalmente por educadores como alternativa para adoção da aprendizagem baseada em jogos.

 

Pode ser adotado pelas escolas e universidades em múltiplas disciplinas ou como projetos de extensão. 

 

Atualmente é usado no Brasil, e também existem pesquisas sendo realizadas na Universidade de Adelaide, na Austrália. Pode colaborar com outras pesquisas, sobretudo aquelas que desejem investigar o uso da abordagem Game Criativo, o pensamento computacional e a aprendizagem baseada em jogos.

 

O Game Criativo é fruto da Tese de Doutorado do Professor Kleber Tavares Fernandes, pelo Programa de Pós Graduação em Sistemas e Computação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, sendo orientado pelos professores Dr. Eduardo Aranha e Dra Márcia Lucena.

Abordagem Game Criativo

 

Com o Game Criativo você aprende a desenvolver jogos desplugados de maneira criativa e lúdica.

É disponibilizado gratuitamente!

Equipe
gallery/IMG_20190613_083834598 (2)

Kleber Fernandes

Pesquisador autor da Abordagem Game Criativo
 Professor da UFERSA

gallery/eduardo (2)

Eduardo Aranha

Professor Orientador
Depto Informática e Matemática Aplicada - DIMAP

UFRN

gallery/marciaFoto

Márcia Lucena

Professora Orientadora
Depto Informática e

Matemática Aplicada - DIMAP

UFRN

gallery/IMG_20190613_083834598 (3)

Gildene Fernandes

Pedagoga

Professora do Núcleo de Educação da Infância - NEI
UFRN

CRÉDITOS

Fernandes, Kleber T. (2020) “Uma Abordagem de Desenvolvimento do Pensamento Computacional a Partir da Especificação de Jogos utilizando Linguagem Natural”.  Programa de Pós Graduação em Sistemas e Computação – PPgSC – UFRN. 

.

gallery/ufrnlogo
gallery/UFERSA (2)
gallery/cnpqlogo

apoio